2º. Capitão Donatário de Santa Maria e S. Miguel.
Cavaleiro da Casa do Duque de Viseu.
Passou aos Açores com sua mulher D. Beatriz Godins, que faleceu em 1474 sem geração, na ilha da Madeira "onde foram procurar alguns remédios e médicos que nestas ilhas não havia".
Fazendo grandes gastos para tentar a cura de sua mulher, foi-lhe necessário vender a capitania de uma destas duas ilhas, como tinham sido recebidos majestosamente por Ruy Gonçalves da Camara, filho do Zarco, em agradecimento resolveu vender a este por 2000 cruzados e 4000 arrobas de açúcar a capitania da ilha de São Miguel a 12 de Maio de 1474 (livro 3º fls. 317 vº - Registo da Câmara Municipal de Ponta Delgada).
Depois da morte de sua primeira mulher, esteve nas guerras entre Portugal e Castela, segundo Garcia de Rezende no cap. 20º da sua Crónica; esteve cativo em Castela e, depois de ter pago o resgate e estar livre, daí a oito dias se fizeram as pazes com Portugal, as quais pazes el-Rei de Portugal D. Afonso V, fez com el-Rei D. Fernando de Castela, no fim do ano de 1480.
Sendo já muito velho, se casou por mandado de el-Rei D. João II, em Lisboa a 20 de Junho de 1492, com D. Branca de Sousa Falcão.
Depois de casados, passaram à ilha de Santa Maria onde ele veio a falecer em 1499 com mais de 80 anos.