Tronco da família Falcão, "Mosen" João Falcon "foi um fidalgo honrado que veio a este Reino em tempo del-Rei D. João 1º, com a Rainha D. Filipa de Lencastre, sua mulher, e com o Duque Juan de Guant, seu pai" (PL).
Acrescenta PL "Dizem que era inglês, outros lhe chamam Messer João, francês".
Segundo NFP, Mossem João Folche ou Falconete, Milorde do Parlamento Alto de Inglaterra, q viera a este Reyno no tempo do Sr. Rey D. Fernando e voltou com a Srª Rainha D. Felipa (…) dizem que por homezio, e neste Reyno foi Governador da Praça de Benavente onde morreo q.dº o Sr. Rey D. João 1º entrou em Castella".
Atribui-lhe NFP um casamento - com Catarina de Estranberg - diferente do que aqui seguimos (PL), apoiados na informação de DFP que confirma o seu casamento em Portugal.
NFP atribui a mesma origem inglesa aos Falcões portugueses e aos Folch, de Espanha.
DFP identifica-o como João Falconet.
Dizem certos autores que esta família provém de João Falconet <../pessoas/pes_show.php?id=64555>, que passou a Portugal na companhia do Duque de Lancastre ou de sua filha, D. Filipa, que casou com o rei D. João I.
Sabe-se aliás, que aquele João Falconet veio a casar no nosso país e aqui deixar descendência que terá aportuguesado o apelido em Falcão. Mas sabe-se também que já no tempo do rei D. Pedro I vivia em Portugal um outro Falcão, de nome Rodrigo, se bem que seja à descendência do primeiro que se torna possível seguir com base em documentos fidedignos.
De azul, três bordões de prata, ferrados de vermelho, postos em pala e dispostos em faixa.
Timbre: um falcão de sua cor, com um bordão do escudo seguro pelo bico e pelo pé direito